Na Era da Informação, conteúdo é fundamental – Parte II

Eu me interessei tanto em estudar mais sobre Marketing de Conteúdo, que tive que colocar aqui mais alguns dados sobre o assunto, complementando o artigo “Na Era da Informação, conteúdo é fundamental”.

Na primeira parte deste artigo, percebemos que profissionais de Comunicação têm se especializado e estudado cada vez mais o Marketing de Conteúdo, uma ferramenta de comunicação que constrói uma cultura em torno da organização, através da interação e da criação de relacionamento com o público a ser atingido, adquirindo a confiança destas pessoas e gerando identificação das mesmas com a marca.

conteudo-relevante

Falando como consumidora, é fato que quase todos nós pesquisamos na internet sobre um produto ou serviço antes de adquirí-lo. É simples, é rápido e torna a compra mais segura, não tem jeito. E aí, é importante refletir: Como está a minha empresa na rede? Jogue o nome da sua organização ou do seu produto no Google e nas redes sociais, pesquise, compare e perceba como você está sendo visto no cenário do seu segmento.

De acordo com pesquisas realizadas nos Estados Unidos, 81% dos consumidores online confia em informações e conselhos de blog e 68% estão propensos a gastar tempo lendo o conteúdo de uma marca de seu interesse.

Segundo a empresária Beth Furtado, “Antigamente quem tinha força eram as empresas, agora são os consumidores, que descobriram que não estão sozinhos, mas em rede”.

A época em que ter apenas um site era artifício suficiente, realmente passou, e surge a necessidade de adaptação das empresas, que, em muitas ocasiões, não devem deixar explícito o seu objetivo principal, que é vender. A mesma pesquisa citada anteriormente revelou que 78% dos adeptos à internet acredita que as marcas disponibilizam conteúdo personalizado com interesse em construir bons relacionamentos e que 92% das empresas que produzem conteúdo aumentam o número de clientes adquiridos por dia a partir de seus blogs.

 marketing-de-conteudo-grafico

É justamente a ideia de rede, em que uma coisa puxa a outra: por exemplo, eu me interesso por esportes, logo vou buscar conteúdos e informações sobre o assunto, logo vou comprar naquela empresa de artigos esportivos que interaje comigo “fora do âmbito da venda” porque conhece o meu perfil e transmite credibilidade sobre o que oferece, se mostrando mais interessada em resolver os meus problemas e me ajudar mesmo, do que apenas lucrar em torno das minhas necessidades…

Para concluir, eu preciso considerar que produtos e serviços estão cada vez mais relacionados às nossas experiências e sensações pessoais… e já que temos a internet em nossas mãos, socializar tudo isso é fundamental.

Referências:

Marketing de Conteúdo

Idéia de Marketing

Diego Isaac

iinterativa

Escrito por Paloma Carvalhar, graduanda de Relações Públicas na Unesp Bauru, trabalha na área de Comunicação e Relacionamento na empresa Ticomia Foto e Vídeo, se equilibra entre o trabalho fixo, freelas e projetos paralelos, mas não dispensa a companhia da família e dos amigos, junto com uma cerveja. Fanática por aprender e louca por desafios, alimentada por um bichinho empreendedor que cresce cada vez mais dentro de si.
Acesse meu Facebook

2 thoughts on “Na Era da Informação, conteúdo é fundamental – Parte II

  1. Olá Paloma! Muito obrigado pela citação! Parabéns pelo excelente post.
    Me sinto na obrigação de falar para todo mundo das possibilidades do Marketing de Conteúdo! As empresas ainda utilizam muito pouco essa estratégia, por pura falta de clareza sobre o assunto.

    Sempre que precisar, conta comigo.

    Um grande abraço e parabéns novamente.

    Diego Isaac

  2. Olá, Diego!

    Primeiro, obrigada pelos parabéns!

    Como futura Relações Públicas, posso dizer que estou me apaixonando por Marketing Digital, Mídias Sociais e a questão do relacionamento das organizações nesse novo contexto de dinamismo e rede entre consumidores que a web proporciona.
    Sempre procuro artigos, matérias, blogs e sites relacionados a isso e, realmente, pesquisando sobre o Marketing de Conteúdo, tive dificuldade em encontrar cases e conteúdo relevante sobre o tema…

    Mas enfim, o seu site tem sido uma grande referência para as minhas pesquisas e artigos. Obrigada por disponibilizar conteúdo de qualidade a nós, que nos interessamos pela área e queremos aprender sobre o assunto…

    Se precisar de alguma coisa, estou à disposição!

    Abraços,
    Paloma Carvalhar

Comments are closed.